segunda-feira, 9 de junho de 2008

Projeto Musicalização - Um aprendizado inovador no ambiente de Ensino Agropecuário











PROJETO MUSICALIZAÇÃO - UM APRENDIZADO INOVADOR NO AMBIENTE DE ENSINO AGROPECUÁRIO

















ESCOLA AGRICOLA – ARRAIAS - 2008









JUSTIFICATIVA

A partir do desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, comprova-se o efeito positivo da música nas mais diversas situações do cotidiano. Robert Walker (1998), educador norte americano, acredita que o poder da música como objeto de socialização e ensino confere o mesmo patamar de importância na educação e na vida do sujeito. Sendo assim, “os motivos e objetivos da educação como um todo, serão os mesmos para justificar a música na escola”, por envolver em uma única atividade, o jogo da afetividade e da cognição, caracterizando-se como elemento imprescindível para o desenvolvimento integral humano, ampliando seu crescimento intelectual e social.
O público alvo do presente projeto, caracteriza-se por inúmeras carências que vai da formação no ambiente familiar, nas dificuldades econômicas até as condições de apoio educacional, bem como melhorar a disciplina. Fator citado como realidade e não como crítica, por isso a Escola busca alternativas de aprendizagem lúdica pedagógica, uma vez que a escola disponibiliza aos educandos, principalmente aos internos, pouquíssimas atividades de lazer.
Acreditamos que uma das mais importantes funções da Escola é de contribuir para que os alunos se desenvolvam como pessoas, construindo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, desenvolvendo o saber fazer e o ser. E isso acontece de maneira pessoal, com estilo e ritmos individuais a partir de experiências prévias dentro de um ambiente rico em desafios alcançáveis. Ao acreditar que se aprende não só para compreender o mundo, mas também para agir numa educação que se aproprie de meios artísticos para facilitar e ajudar no desenvolvimento do educando e nas características necessárias para sua adaptação individual e coletiva contribuindo para tornar o educando em um ser melhor para o mundo atual.
Desta forma, a Escola Estadual Agrícola David Aires França, localizada na Rodovia Arraias/ Campos Belos km 07 Zona Rural – Arraias – TO, que atualmente conta um público de 200 alunos entre 9 e 25 anos de idade, atende desde o 5º Ano da 1º fase do ensino fundamental à 2ª série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na modalidade integral e em regime de internato e semi-internato, procura implementar o Projeto Musicalização – um Aprendizado Inovador no Ambiente de Ensino Agropecuário que se inicia com as ações do projeto Flauta Doce e Fanfarra na Escola, com intuito de dinamizar a prática educativa, auxiliar na coordenação motora e percepção rítmica bem como na consciência corporal através da atenção, da criatividade e responsabilidade, além de buscar o fortalecimento da autoconfiança e auto estima dos alunos.
Para tanto se faz necessário à contratação de um profissional como o maestro Anilson Alves de Barros (curriculum anexo), para tornar possível mais uma proposta desta Unidade Escolar. Já que este, em um curto espaço de tempo tem contribuído para com a comunidade escolar nesse sentido. Fortalecendo os vínculos de amizade e afetividade entre os educandos, fatores imprescindíveis no sucesso da instituição.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a educação musical na escola através da musicalização, do ensino de instrumentos como violão e flauta, do canto coral e da formação de uma banda marcial, para apresentações em eventos internos e externos, na comunidade educacional ou popular.




OBJETIVOS ESPECIFICOS

l Introduzir os alunos no aprendizado da música instrumental;
l Desenvolver o espírito de grupo e trabalho em equipe;
l Proporcionar alternativa extra-curricular que visa estimular a experiência e o conhecimento de novas leituras artísticas;
l Estimular o desenvolvimento das habilidades motoras no educando, através do acompanhamento do ritmo das peças musicais, e dos exercícios de marcha e ordem unida;
l Proporcionar ambiente de convivência e congraçamento da comunidade escolar e sua interação com o restante da comunidade, despertando valores da cidadania;
l Atuar como representante da ESCOLA na cidade e em outras comunidades, servindo como divulgador das atividades nela realizadas.
l Servir como atividade de educação e lazer aos jovens, integrando-os através da música, cujo estímulo já comprovado melhora o desempenho em outras disciplinas.
l Oportunizar aperfeiçoamento na área da expressão musical, desenvolvendo no sujeito suas potencialidades para que o mesmo alcance realização na prática e domínio da expressão musical.
l Aperfeiçoar seus dons musicais primeiro na família, segundo na escola e terceiro na sociedade através da motivação do ensino da música.
l Oportunizar talvez uma profissão futura.


METODOLOGIA
A metodologia que o Projeto Musicalização apresenta está amparada na parte diversificada que envolve a proposta do ensino integral e será desenvolvido a partir das ações dos projetos Flauta Doce e Fanfarra na Escola, sob responsabilidade do maestro Anilson Alves de Barros, com o envolvimento de alunos, professores, pais e equipe gestora.
Dentre elas estão contempladas:
l Experiência e vivência musical, acompanhamento rítmico;
l Parâmetros do som;
l Desenvolvimento da percepção auditiva;
l Criação e formação de grupo musical;
l Ensino de leitura de partituras;
l Ensino dos conceitos disciplinares das Bandas Marciais;
l Atividades direcionadas através da música que compõem a proposta apresentada de trabalho nas ações dos projetos.
PÚBLICO ALVO
É oferecido aos alunos do ensino básico, no intuito de dinamizar a prático educativa oferecida pela escola e possibilitar o desenvolvimento humano a fim de proporcionar uma nova opção de vida. A comunidade escolar, com raras exceções, é formada por alunos de classe baixa que não tem oportunidade de aprender música fora da escola. Além da baixa renda, existe uma carência no desenvolvimento social e psicológico destes alunos que merecem atenção. Neste sentido a escola busca oferecer atividades que contribuam para minimizar e solucionar estas questões.

METAS

l Minimizar e dinamizar o tempo ocioso dos alunos.
l Garantir alternativas de atividades extracurriculares que visa estimular a experiência e o conhecimento de novas leituras artísticas que colaborem com a motivação e auto estima dos educandos;
AÇÕES
Serão desenvolvidas as ações propostas nos projetos Flauta Doce e Fanfarra na Es cola (em anexo).
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
HUMANO
l Alunos da Unidade escolar;
l Professor de música (à contratar).
MATERIAIS
Serão utilizados os recursos que constam em cada projeto a ser desenvolvido.

RESULTADO ESPERADO
Com o desenvolvimento da presente projeto, espera-se que estabeleça um importante espaço de convivência coletiva, de experiência e busca de novas formas de aquisição do conhecimento; favoreça a motivação dos alunos permitindo sua adaptação, permanência qualificada, com elevada auto estima, que as pessoas envolvidas desenvolvam as habilidades e competências necessárias para a formação do sujeito como cidadão crítico e reflexivo para a formação de uma sociedade mais justa.

AVALIAÇÃO
Será realizado momento de discussão semanalmente, se assim fizer necessário, durante a realização do Conselho de Classe, com a participação de representantes da comunidade escolar e Conselho Escolar para verificar em que medida a implementação deste projeto provocou mudanças qualitativas e quantitativas no processo educacional ofertado por esta instituição escolar. Após estes momentos se necessário ratificar ou retificar as ações para que estejam em consonância com os objetivos das políticas pedagógicas da Escola Est. Agrícola David Aires França.































CRONOGRAMA


Com uma carga horária de 90h/aulas, serão ministradas para alunos do 5° ano a 2ª série.






REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS



ALMEIDA, Antônio Sinésio, Fanfarras e Bandas: A arte de fazer músicos. Empresa Gráfica da Bahia, Salvador, 2003.
BRUM, Oscar da Silveira. Conhecendo a Banda de Música (Fanfarras e Bandas Marciais), Editora Ricordi: São Paulo.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Editora Artmed. Porto Alegre, 2000.

Um comentário:

Escritório Sombra da Mata disse...

Eu gostaria de fazer minha inscrição para participar dos projetos que a Escola Estadual Agrícola oferece.

Como eu posso participar?


Por favor me responda nesse e-mail: sombra-da-mata@hotmail.com

Qual será a nova chapa que representará o Grêmio Estudantil de 2010?