A idéia do projeto de papel artesanal de fibra de bananeira e bagaço de cana, surgiu a partir das aulas de Educação Ambiental, ministradas pela Profª Dr° Maria Luisa F. Konrad, no primeiro período matutino de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Após discussões a respeito da preservação ambiental e da falta de oportunidade de trabalho e cursos para os jovens e adolescentes de Arraias, tivemos esta idéia de ofertado de bom que pudesse ser multiplicado e assim, trazer futuramente uma oportunidade de renda tanto para os alunos como seus familiares. Se tais alunos se utilizarem desta oficina para o seu próprio crescimento em seu lar juntamente com sua família, acreditamos que surgira ai uma nova forma de renda.
Ao visitarmos a Escola Estadual Agrícola, o Sr. Diretor José Marcos Dinalo nos recebeu de braços abertos e ficou muito encantado com o projeto. A partir da conversa com ele descobrimos que existe uma fabrica de rapadura e que a mesma necessitava de embalagens para envolver seus produtos; selamos assim, como que um casamento entre a Oficina de papel e a fabrica de rapadura.
O projeto teve inicio dia 15 de maio com 20 acadêmicos e 19 alunos da própria escola. Inicialmente os acadêmicos aprenderam a fazer o papel através de palestra na parte teoria e depois na prática, logo em seguida os alunos da escola iniciaram também a oficina. A finalização se dará dia 24 de junho de 2008 com um momento de confraternização entre aluno e acadêmicos.
Coordenadora do projeto: Renata Dalólio de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário