segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Homenagem aos funcionários e professores - 2012

     Homenagear os professores nesta data, quando somos alunos tem a mesma dimensão  da condecoração de um ídolo, neste instante temos a consciência de valorizar quem conduz a nossa formação através do conhecimento.

     No entanto homenagear o professor quando somos colegas de profissão nos leva a refletir.
Como educadora lotada na Escola Estadual Agrícola David Aires França fico a imaginar... Se aqui eu tivesse estudado e tivesse sido aluna do professor Rogério  certamente além do espaço e forma de regras e cálculos,raciocínio lógico, eu teria aprendido a ser mais depreendida seria mais disponível para aqueles que necessitassem de mim , valorizaria mais a liberdade, e certamente seria muito feliz.
Se eu tivesse sido aluna da professora Vera Lúcia além da leitura, da escrita da oralidade, da produção textual e das análises lingüísticas eu seria mais organizada, traria sempre minhas atividades bem planejadas, seria uma profissional, professaria com mais ênfase a minha fé e seria mais   dedicada e meiga com as pessoas.

Se eu tivesse sido aluna do professor Adelício certamente além dos seres vivos das moléculas, das células eu teria aprendido a ser uma pessoa mais autentica, defenderia meu ponto de vista com muita convicção, seria uma pessoa prestativa e compromissada com o serviço público e ainda seria uma profissional bem humorada e  de bem com a vida.
Se eu tivesse sido aluna da professora Maristela eu estaria mais próxima dos meus, valorizaria o bem estar momentâneo como naqueles momentos que esquecemos a dieta e nos deliciamos com uma boa comida , seria mais cuidadosa  com aqueles que mais necessitam, protegeria os, como faz uma boa mãe.
 
Se eu tivesse tido a oportunidade de ser aluna da professora Margareth , além do condicionamento físico  eu seria uma pessoa prática, teria facilidade para desempenhar minhas atividades com agilidade teria sempre uma atividade extra para as necessidades emergenciais e  seria muito mais atenciosa com as pessoas que fazem parte do meu convívio.


Se eu tivesse sido aluna do professor Rodrigo certamente eu saberia o significado das palavras  assiduidade e pontualidade, jamais eu faltaria ou chegaria atrasado  aos meus compromissos, teria aprendido a adotar hábitos para uma vida saudável e compartilharia isso com as pessoas do meu convívio, reconheceria muito bem o meu valor social e seria uma observadora dos fatos históricos , sociais e culturais que estivessem a minha volta.

Se eu tivesse estudado com a professora Michele em meio Às línguas portuguesa e inglesa eu teria aperfeiçoado melhor a minha pronuncia, teria um vasto conhecimento de mundo, buscaria ser mais humana dando atenção aos idosos  e aos menos favorecidos seria  possuidora de potencialidades assim como a de transformar a  fraqueza em força para atingir os meus objetivos e em meio a tudo isso não deixaria de ser mulher... vaidosa... feminina.
 

Se eu tivesse sido aluna do professor Edivar eu saberia mais de química  física e biologia, Ah hoje saberia muito bem prender a atenção dos meus alunos, teria aprendido a ser mais persistente com os estudos, e ainda buscaria com todas as minhas forças superar as dificuldades encontradas em meu caminho.



Se eu fosse aluna da Professora Sara eu teria aprendido que nem sempre fazemos aquilo que queremos, mas quando o fazemos e colocamos toda a nossa energia em função de algo fazemos o melhor que podemos., e aprenderia que são situações como essa que nos ensinam a crescer profissionalmente.

Se eu tivesse sido aluna da professora Francielle  eu teria aprendido que ser pro ativa não é uma característica dos administradores, mas de pessoas motivadas que conseguem desenvolver as atividades que lhe são confiadas ainda que em meio às adversidades.
Se eu tivesse sido aluna do professor Crispim certamente eu teria aprendido geografia e mais que isso eu daria mais valor às coisas simples da vida e faria desses momento razões para serem inesquecíveis, ainda que fosse assistir uma briga de pássaros às margens de uma estrada, ou ouvir uma história de onça contada por um camponês em volta de um fogão de lenha comendo um frango caipira  numa rocinha simples do interior. Ah essas pequenas coisas eu daria muito mais valor e por isso companheirismo seria um dos valores indestrutíveis em minha vida. 
Se eu tivesse sido aluna da Professora Flávia além de somar, subtrair, multiplicar e dividir,eu até teria cara de rebelde, mas teria a perspicácia suficiente para ter os alunos e as demais colegas do meu lado, teria um ótimo   domínio de sala, seria uma professora extrovertida e ainda aprenderia valores como ser uma mãe zelosa, uma filha carinhosa e uma colega cuidadosa.

Se eu tivesse estudado em uma escola coordenada pela professora Veronice além de estratégias de ensino eu teria um comportamento muito mais sereno saberia ouvir mais as pessoas teria muito discernimento nas minhas decisões, ou seja teria um comportamento muito mais ético.
Se eu tivesse tido a oportunidade de estudar em escola orientada pela professora Nadir eu seria muito mais firme na conduta com os alunos, primaria pela ordem e disciplina no ambiente escolar, professaria com mais ênfase a minha fé e seria uma pessoa muito mais decidida.
Se eu tivesse estudado em uma escola cujo coordenador de informática fosse Paulinho, ah eu seria polivalente, faria de tudo um pouco aquele que se apenas pensar em chegar atrasado todos já estão sentindo falta, se faltar então, parece que muita coisa deixa de funcionar, e tudo isso porque além de solícito eu seria brincalhona, divertida e competente.

Se eu tivesse estudado em uma escola cuja coordenadora de biblioteca fosse Ruth além de ler muito eu faria do meu espaço de leitura um lugar agradável, faria teatro com  certeza, e cantaria muito para espantar qualquer tristeza.
Se eu tivesse estudado em uma escola cuja auxiliar pedagógica fosse coordenadora Susley eu superaria minhas dificuldades de aprendizagem, porque eu valorizaria o reforço escolar, participaria de todas as atividades escolares e seria muito mais humana.



Se eu tivesse estudado em uma escola onde seria administrada por Marly aprenderia a ser autentica diante das adversidades, aprenderia ser competente como Érica e teria boa vontade como Andreia, aprenderia a ser criativa como Geisa,  valores que dignificam o ser humano. 










Se eu tivesse estudado em uma escola monitorada por Jonatha, Otton, George, Alessandro, e Ernane eu teria aprendido a ser uma pessoa séria com Ernane, teria aprendido a ser mais compromissada com Alessandro, seria muito humilde, valor expresso no comportamento de Otton, seria muito carismático  como George e paciente como Jonatha
Se eu tivesse estudado em uma escola cujo diretor fosse Marcos eu teria aprendido que ser líder pode ser expressado pelo olhar e principalmente pela serenidade do fazer. 




Se eu tivesse estudado em uma escola onde pudesse compartilhar o aprendizado do campo com Walminey Júnior,  Lucivanio, José Ferreira, Danilo, Jaime e Fabrício eu teria compreendido sentimentos simples como a bondade de Lucivanio,  a generosidade de seu Zezinho, o companheirismo de Danilo, a responsabilidade de Jaime e seria teria muita força de vontade como Júnior e seria prestativa como Fabricio.



Se eu tivesse estudado em uma escola onde pudesse aprender que ser prestativa como Venecy teria simplicidade nos pequenos atos, que a espontaneidade vem com o sorriso estampando nos lábios de Eva, que a discrição é uma característica impar de Mirani, que a disposição de Cora faz grande diferença para um bom profissional. 
 
Se eu tivesse estudado em uma escola de tempo integral onde pudesse interagir com Maria Domingas teria aprendido sobre alimentação e seria mais eficiente, com Domingas aprenderia a ser confiante, com Zelia saberia ter disponibilidade, com Marilza aprenderia ser amiga, com Eloá saberia a ser eficiente e não perderia a jovialidade jamais e com Messias seria prática nas atividades diárias.

 
Se eu tivesse estudado em uma escola onde fosse conduzido por Josinaldo aprenderia ser otimista, com o Gomes aprenderia ser paciente e com Luiz adquiriria experiente



Se eu tivesse estudado em uma escola aprenderia a ser calma como José Edivaldo, conselheira como seu Agenor e assídua como Vitor Hugo.



 

Nenhum comentário:

Qual será a nova chapa que representará o Grêmio Estudantil de 2010?