sexta-feira, 23 de julho de 2010

VIAGEM DE INTEGRAÇÃO PRÊMIO GESTÃO NA CIDADE DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG À ESCOLA ESTADUAL DR. LUIZ PINTO DE ALMEIDA, CAMPEÃ NACIONAL DO PRÊMIO DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR.

       Eu, José Marcos Dinalo juntamente com a equipe de Gestores das Unidades Escolares contempladas no Prêmio Gestão ano base 2008, viajamos à Palmas para pegarmos o avião rumo à São Paulo, e de lá nos dirigimos para Santa Rita do Sapucaí-MG.
       A viagem compreendeu o período de 09 à 15/05/2010, onde chegamos na segunda-feira à tarde e nesse mesmo dia fomos conhecer um pouco da cidade.
       Na terça-feira pela manhã, fomos recepcionados pela equipe da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, Referência Nacional em Educação, onde fomos recepcionados pelos alunos.
       A visita nos permitiu comprovar muitos aspectos que torna merecedora do título, tais como: limpeza e conservação do Patrimônio, o que a torna muito bonita; professores qualificados e comprometidos; organização da dimensão administrativa em todos os segmentos; a constante atuação dos parceiros; a presença dos pais na rotina escolar; a segurança do trabalho da Gestão, em que a mesma tem completo respaldo da Comunidade que sempre tem atendido as solicitações feitas pela escola; a educação dos alunos em manter intacto os recursos da escola, uma vez que a mesma não possui vigias em seu quadro de pessoal.
       Um aspecto observado bem interessante em relação à escola, é o fato de ser localizada em uma região considerada o vale da tecnologia e onde não há desemprego e tem alto poder aquisitivo.
       Ver o trabalho desenvolvido me fez crescer e ver que é possível fazer uma educação de qualidade, mas que o processo é lento devido à cultura que nós temos em nosso Estado.
       Em suma, foi uma viagem bastante rica e proveitosa para toda a equipe, que além de nos colocar em contato com realidades diferentes, nos permitiu fazer uma leitura crítica e refletida da realidade a que pertencemos.

Autor: Diretor José Marcos Dinalo - 2010.

Nenhum comentário:

Qual será a nova chapa que representará o Grêmio Estudantil de 2010?